Ver e Fazer
Vale encantado ou ilha florida, é um pequeno paraíso na terra.
É no ponto mais ocidental da Europa que mais se pode sentir em casa, onde as suas bonitas lagoas floridas ou as imponentes cascatas formam paisagens inesquecíveis.
A ilha das Flores, Reserva da Biosfera da UNESCO, tem um relevo acidentado e grande riqueza ambiental, destacando-se pelos inúmeros pontos de interesse, paisagísticos e ambientais, entre os quais caldeiras, lagoas, escarpas rochosas e imponentes cascatas.
Com 16,6 quilómetros de comprimento, 12,2 de largura e 141,4 km2 de superfície, é neste pedaço de terra habitado por 3 793 pessoas (dados de 2011) que o continente europeu tem o seu ponto mais ocidental. A ilha das Flores faz parte do Grupo Ocidental do arquipélago junto com a ilha do Corvo, que se encontra a uma distância de 17,9 quilómetros. O ponto mais elevado da ilha, aos 911 m de altitude, está situado no Morro Alto.
A ilha tem ligações aéreas regulares com as principais ilhas dos Açores. Na época alta é possível chegar à ilha de transportes marítimos. A ligação marítima para a ilha do Corvo é feita a partir de um pequeno porto em Santa Cruz.
Os seus dois concelhos, Santa Cruz das Flores e Lajes, são detentores de diversas zonas de extraordinária beleza natural.